Anastasia reforça importância do municipalismo ao apoiar nova entidade de ex-prefeitos presidida por Ângelo Roncalli

Foi lançada ontem (26), juntamente com o Governador Antonio Anastasia e ex-prefeitos e prefeitas de todas as regiões do estado, a AMGEP – Associação Mineira dos ex-Gestores Públicos Municipais.  Presidida por Ângelo Roncalli (PR Minas), a entidade é constituída por ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Minas e visa o fortalecimento do movimento municipalista, por meio de pessoas com experiência em gestão pública e que irão contribuirão ainda mais para os interesses das cidades. O evento aconteceu no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.

Ao apoiar a fundação da entidade, o governador Antonio Anastasia destacou a autonomia necessária para estados e municípios, de forma a garantir serviços públicos de melhor qualidade para a população. Segundo o governador, a AMGEP defenderá a necessidade de uma federação onde há uma repactuação mais justa e igualitária entre os entes federados.

“Minas, como todos sabem, é o Estado mais municipalista não só pelo número de municípios, mas pelo espírito. A colonização mineira se deu de maneira muito autônoma. Tenho dito que o futuro governo brasileiro tem de ser um governo de desprendimento, de desapego, permitindo, através desse ato de vontade, de solidariedade, permitir que os municípios funcionem com recursos suficientes”, defendeu Anastasia.

Segundo o governador, a criação da associação dos ex-prefeitos é uma forma de valorização de gestores que contribuíram, no passado, para o desenvolvimento dos municípios e do Estado.

Experiência administrativa

Centenas de ex-gestores municipais estiveram presentes na reunião da AMGEP, que é uma entidade privada sem fins lucrativos, apartidária, constituída por ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Minas Gerais. Para o presidente da entidade, Ângelo Roncalli (PR Minas), a vasta experiência dos associados tem muito a contribuir não só com os atuais prefeitos, mas como interlocutores e lideranças nas suas cidades e regiões.

“Gostaria de agradecer ao governador por ter sido um grande entusiasta desta iniciativa, defendendo sempre a qualificação e a preparação permanente do ex-gestor para continuar defendendo a comunidade, principalmente na interlocução com a própria comunidade”, afirmou Roncalli.

A associação promoverá iniciativas para elevar as condições do bem-estar econômico e social da população das comunidades locais, utilizando as experiências positivas e bem-sucedidas dos ex-gestores públicos. Também é papel da entidade defender os interesses da AMGEP e de seus associados, perante aos órgãos públicos em geral ou entidades autárquicas, além de instituições da iniciativa privada.

Ângelo Roncalli explicou que é função da entidade fomentar, promover e proporcionar meios que viabilizem a capacitação e qualificação dos associados, representar os associados em juízo ou fora dele para reivindicar apoio e prestar-lhe assistência em razão ao cargo público já exercido, com prestação de serviços jurídicos, contábeis e técnicos a serem especificados em regimento interno e documento próprio.

A AMGEP assumirá ainda o papel de reivindicar, assessorar, elaborar e executar planos, programas, projetos, serviços e ações das administrações públicas, visando ao desenvolvimento das comunidades locais, com a colaboração de seus ex-gestores públicos, além de promover eventos, entre eles seminários e congressos técnicos, cursos, reuniões e treinamentos aos seus associados.

Fonte: Assessoria Ângelo Roncalli

 

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *