Dia Mundial da Educação

Em 28 de Abril comemora-se o dia Mundial da Educação, contudo para a ONU essa data marca o Fórum Mundial de Educação de Dakar, realizado no ano 2000. 


Neste evento foram firmados compromissos pela educação básica, 164 países, incluindo o Brasil assinaram um documento com seis metas: 

1. Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem.

2.Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015.

3. Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania.

4. Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos.

5. Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade.

6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

É um processo longo, mas que precisa ser feito, afinal o nosso País têm 11,5 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas.

O Brasil precisa caminhar muito para que toda a população tenha, de fato, acesso a educação de qualidade, principalmente na base. 

Esta entrada foi publicada em Datas comemorativas, Destaque, Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.